Suco de laranja processado pela Integrada em sua unidade de Uraí PR
Suco de laranja processado pela Integrada em sua unidade de Uraí PRDécio Joaquim

Integrada passa a fazer parte do GTACC

Em reunião realizada em Bebedouro, SP, no último dia 27 de novembro, a Integrada Cooperativa Agroindustrial, com sede na cidade de Londrina, Paraná, foi aclamada como a mais nova participante do GTACC.

Fundada no dia 6 de dezembro de 1995, a Integrada já figura entre as dez maiores cooperativas do estado do Paraná, com um faturamento superior a 2,2 bilhões de reais em 2015. Conta com de mais de 8.300 cooperados, 1.800 colaboradores e possui 58 unidades de recebimento de grãos, principalmente soja, milho e trigo. Além disso, recebe e beneficia café e possui três unidades de beneficiamento de sementes. Também opera três unidades industriais: milho na cidade de Cambará, rações em Londrina e suco de laranja em Uraí. Desde o ano passado a Integrada passou a atuar no estado de São Paulo, na região de Campos Novos Paulista e Ribeirão do Sul. Além de receber e industrializar produtos agropecuários, a cooperativa fornece assistência técnica, insumos para a agricultura e comercializa máquinas e implementos.

Em 2008 a Integrada, visando melhorar a diversificação e renda dos agricultores da sua área de atuação, iniciou o Projeto Sucos, que foi consolidado em 2012 com a construção de uma unidade industrial. A capacidade nominal de processamento é de 2 milhões de caixas de 40,8 kg por safra, cujas laranjas são oriundas, em boa parte, de citricultores locais. Além do suco de laranja concentrado congelado, também são obtidos dois subprodutos: o óleo essencial e o D-limoneno, ambos recuperados a partir da casca dos frutos. Segundo Paulo Rizzo, gerente da unidade industrial de Uraí, “na primeira safra, em 2013/14, foram processadas 700.000 caixas; em 2014/15, 1.300.000 caixas e na safra em curso, a empresa deverá manter a mesma quantidade industrializada na safra anterior”, revela Rizzo, antecipando que para a safra 2016/17, “a expectativa é trabalhar a capacidade total, ou seja, 2 milhões de caixas de laranjas”. A Unidade Industrial de Sucos da Integrada comercializa seus produtos em mais de 20 países nas Américas, Europa e Ásia.

Notícias do grupo