capa-gtacc

Estimativa GTACC de produção de laranja, safra 2018/2019

A citricultura é muito importante para o Brasil. Gera empregos e renda. Somos os maiores exportadores mundiais de suco de laranja, suprindo o mercado interno, que registra aumento no seu consumo, em particular o de suco in natura.

A cultura dos citros tornou-se extremamente técnica. Estamos trabalhando com dificuldades devido às doenças e pragas que interferem na produtividade dos pomares, mas com auxílio da pesquisa e adoção de técnicas adequadas conseguimos ir em frente com a produção.

Na safra 2017/2018 tivemos um ano com a maior produtividade da história da nossa citricultura, com média acima de 1000 cx/ha. O clima foi fundamental; ele tem o maior peso nos fatores que influenciam no volume da produção. Choveu bem nos momentos decisivos para a floração, vingamento e desenvolvimento dos frutos, aliados aos bons tratos realizados pelos produtores, que estimulados pelos preços mais elevados, proporcionaram a excelente safra colhida, que foi importante para continuidade do abastecimento de suco, visto que a safra 2016/2017 havia sido reduzida, como vemos no quadro acima.

grafico1

Com relação à safra 2018/2019 o GTACC, através dos seus 16 membros, consultores, que atendem várias propriedades em toda a área citrícola do estado de São Paulo, Triângulo Mineiro e Paraná, fez uma estimativa prévia descrita no próximo quadro.

grafico2

O entendimento do GTACC em relação à safra 2018/2019, é que com uma produção estimada ao redor de 295,5 milhões de caixas de 40,8 kg e com a diminuição da produção (em torno de 26%), a demanda pelas indústrias produtoras de suco e pelo mercado interno de frutas frescas e suco, deve continuar aquecida, mantendo os preços estáveis com possível viés de alta, possibilitando aos produtores continuarem investindo na cultura, vislumbrando uma certa segurança comercial para, pelos menos,duas futuras safras. Tomara se concretizem as perspectivas de negócios, permitindo a continuidade firme e forte de uma citricultura sempre pujante.

Boletim

Cipermetrina Nortox