Publieditorial-SuperCitros

Porque as flores da Lima Acida Tahiti não viram frutos?

A Lima Acida Tahiti, apresenta varias florações durante o ano, isso ocorre pois um déficit hídrico superior a duas semanas e o posterior fornecimento de agua já é suficiente para induzir o florescimento. O problema é que a planta e a flor nem sempre estão com condições adequadas para que essa florada se transforme em frutos e produção.

As praticas para induzir o florescimento incluem; déficit hídrico, pulverizações com produtos específicos, podas, entre outras. Essas estratégias são utilizadas por muitos produtores para produzir na entressafra onde a Lima Acida Tahiti tem maior valor comercial. Porém ao se induzir o florescimento da planta cítrica é fundamental que a nutrição seja adequada, Nitrogênio, Cálcio e Boro são fundamentais para a produção de flores e para sua fecundação, isso é, para que essas flores virem frutos.

O Calcio é responsável pela elongação celular e o Boro pelo crescimento do tubo polínico, é por esse motivo que uma planta com boa nutrição destes dois nutrientes aborta menos flores, eles garantem que a flor seja fecundada, vire fruto e traga rentabilidade ao produtor. Já o nitrogênio além de assegurar a boa florada, garante a fixação dos frutos e é componente fundamental para a formação de área foliar que será responsável pela fotossíntese, proporcionando melhor enchimento dos frutos.

O momento de aplicação desses nutrientes a fonte é de fundamental importância para o sucesso da produção, Cálcio e Boro devem ser aplicados antes da indução floral momento em que a concentração de Cálcio na seiva da planta deve ser alta, para que isso seja possível o fertilizante utilizado deve ser de fonte extremamente solúvel.

Yara Liva Nitrabor é a fonte de Calcio mais solúvel disponível no mercado, é ideal para a aplicação em pré-florada e garante a produtividade da Lima Acida Tahiti. Outra característica de YaraLiva Nitrabor é possui Nitrogênio e Boro altamente solúveis que irão garantir o sucesso do manejo e a rentabilidade do pomar de Lima Acida Tahiti.

Além de garantir que as flores virem frutos, YaraLiva Nitrabor garante plantas mais sadias e produtivas, os nutrientes do YaraLiva Nitrabor aumentam a resistência física da planta contra ataques de fungos e pragas, melhoram a qualidade dos frutos que se desenvolveram com menor incidência de manchas e defeitos, proporcionam uma maior produtividade através da melhor eficiência fotossintética e do transporte dos açucares, produzidos nas folhas, para os frutos, isso proporciona o desenvolvimento de frutos maiores, com mais suco e açúcares.

Para saber mais sobre como aproveitar todo o potencial da sua planta cítrica acesse: (http://www.yarabrasil.com.br/nutricao-plantas/culturas/citros/)

Informe